O que é o Movemento BDS?


Por Jed Babbin


Ao longo da História, tem sido muito comum que nações oprimam seus povos, privando-os de direitos humanos elementares. A França, sob o terror da revoluçao de 1789, assassinou dezenas de milhares de civis, assim como o fez o Kaiser alemão em sua marcha através da Bélgica em 1914. A Alemanha nazista provocou o Holocausto, o Camboja de Pol Pot também cometeu genocídio e a Rússia de Stalin deixou seu povo passar fome e abateu milhões. A União Soviética foi um modelo de opressão, enviando dezenas de milhares de pessoas não identificadas para o trabalho escravo no arquipélago Gulag descrito por Solzhenitsyn. Em seu tempo, cada uma dessas nações e culturas foi censurada e seus únicos "aliados" foram conquistados militarmente, ideologicamente ou ambos.

Israel não é uma nação sanguessuga ou um patrocinador do terrorismo. Não é governada por déspotas ou ditadores. Seus cidadãos – judeus e árabes não se diferenciam – igualmente se beneficiam da aceitação da nação pela democracia e direitos humanos.
Mas tanto no âmbito de sua fronteiras como para além dela, um movimento de propagandistas e desinformacionistas está trabalhando incansavelmente para mudar a opinião pública mundial, a fim de convencer a todos que Israel é tanto uma nação sanguessuga como são a Coreia do Norte ou o Irã. Eles procuram agir através do chamado "boicote, desinvestimento e sanções" ou "movimento BDS". Este movimento é impulsionado por ativistas palestinos, governos árabes e europeus que se juntaram a eles em seu esforço para retirar Israel da comunidade global.
Os objetivos declarados do movimento são: (1) criar boicotes globais às indústrias e universidades de Israel (supostamente apenas aquelas que fazem negócios nos territórios palestinos "ocupados"); (2) ter nações, bancos e empresas abstendo-se de fazer investimentos em bancos israelenses, nas empresas e na nação como um todo; e (3) obter sanções internacionais contra Israel, sua economia e seu povo.
Nos nove anos desde que começou formalmente, o movimento BDS conseguiu um sucesso surpreendente, encontrando simpatizantes e apoiadores em todo o mundo, mas principalmente na Europa e na América do Norte. Na maior parte desse tempo, os israelenses e seu governo pareceram incapazes de encontrar sua voz em oposição a tudo isso. Agora, contudo, o movimento BDS é finalmente reconhecido pelo que é: uma estratégica ameaça a Israel.
Ainda assim, os israelenses não realizaram um estudo aprofundado sobre o movimento BDS, seus antecedentes, suas posições e sua estratégia. Porque os argumentos do movimento BDS são em maoiria deixados sem resposta e as pessoas que estão desinformadas sobre os fatos e a história que está por detrás do risco do conflito entre israelenses e palestinos, estas podem chegar a uma conclusão errada com base em invenções dos fatos. Este livro destina-se a ajudar a passar os fatos a limpo.
O objetivo do movimento BDS é exilar Israel em um gueto político reservados para os piores países do mundo. Israel se destacou precisamente porque não ganhou seu caminho para o pequeno clube povoado por Cuba, Síria, Irã e Coreia do Norte. Já que os inimigos mais fortes de Israel são os prórpios déspotas do Oriente Médio, eles têm que convencer às outras nações e pessoas que Israel é tão má e perigosa como eles são. Embora Israel não tenha ganhado o status de sanguessuga, o Movimento BDS está tentando fazer isto com eles. Os partidários do movimento querem produzir falsidades e meias-verdades suficientes a fim de convencer as pessoas de que Israel é um sanguessuga, independentemente dos fatos.
Embora apresentado sob a forma de uma campanha humanitária, o movimento BDS é, na verdade, nada mais nada menos do que um ataque ideológico sobre a existência de Israel como uma nação judaica. É um ataque assimétrico a uma nação que parece despreparada ou relutante em se envolver com seus inimigos dessa forma. E, por essa razão, é uma grande ameaça que Israel terá que enfrentar.

Comentarios