DECÁLOGO SOBRE ISRAEL, LÍBANO E HEZBOLLAH.

Decálogo sobre Israel, Líbano e Hezbollah.

Por Fernando del Rio

1) Israel é um próspero estado de dereito dotado dumha democracia parlamentar . O 20% dos cidadaos do estado israelita som árabes. Israel é o estado do “mundo mundial” onde melhor vivem os árabes.

2) O Líbano é um estado que polas presões dos intransigentes etno-religiosos está partilhado em funçom da étnia,no qual os indivíduos nom gozam de dereitos per se, mas em funçom da étnia à qual pertencem. Por exemplo, devido à pressom dos intrangigentes etno-religiosos nom existe o matrimónio civil, o qual na prática impede o matrimónio entre pessoas de diferentes confesões

3) No Líbano os palestinos estám confinados em campos de refugiados vivendo da ajuda internacional e discriminados polo estado libanês que lhes impede realizar mais de cem professões.

4) Hezbollah nom defende a causa palestina, procura um ideal completamente reaccionário: o império da Religiom sobre a Razom.

5) Hezbollah é um estado dentro do estado. A sua existência é a melhor prova do fracasso do estado libanês. Reventado pola intransigência etno-religiosa.

6) Hezbollah está financiado por Iram e agrede Israel nom para defender os palestinos, mas para server o seu amo, Iram, numha cojuntura comprometida para este.

7) Os palestinos nom som mais que as marionetas dos estados árabes da regiom. Aos estados árabes importa-lhes um bledo a sorte dos palestinos. Como se tem demostrado reiteradamente.

8) A quem lhe importe a étnia dos mortos deve saber que Israel matou muitos árabes na sua resposta à agresom da milícia armada de Hezbollah, mas Hezbollah também matou muitos árabes com a sua agresom a Israel. Muitas das cidades e povos do norte de Israel som maoritariamente árabes.

9) O melhor que lhe poderia ter acontecido aos libaneses é que Israel tivesse destroçado num par de dias a Hezbollah. Se nom o fijo foi porque nom quijo assumir os custos. Lembro que o sul do Líbano leva 30 anos fóra do controlo do estado libanês.

10) Israel conseguiu o que queria. Pasou-lhe o morto, Hezbollah, à comunidade internacional, concretamente a Europa. Agora que se encarreguem os europeus e os libaneses do marrom, que é, lembro, Hezbolah. Marrom tanto para Israel como para o Líbano. Nestes momemtos dalgum jeito todos os cidadaos espanhois estamos a pagar a segurança do estado de Israel. Suponho que de tudo isto também Iram tiraria algumha talhada.

e...

11) Finalmente tudo segue igual.


Fernando del Rio é profesor de Economía na Universidade de Santiago de Compostela e membro do Padroado da Fundación Enclave.

Comentarios